Política do Voluntário | Lar Bom Repouso

Política do Voluntário

Primeiramente é necessário ter “amor e respeito” para com todos os envolvidos nesse objetivo, de modo a fazer um bom trabalho e conseqüentemente proporcionar satisfação a todos.

O voluntário, como a própria definição diz, traz incontáveis benefícios à sociedade e, em especial, no nosso caso, à Instituição “Lar Bom Repouso”. Porém o voluntário distraído pode criar aos outros, a si próprios e à Instituição situações desagradáveis, constrangedoras, criando transtornos e inviabilizando o convívio harmonioso, amigável junto a todos, devido a posturas inadequadas, ou seja, falta de educação, incontinência verbal, auto-estima exacerbada, falta de equilíbrio emocional e outras que afetam o objetivo da instituição. Portanto, lembre-se sempre de sua função como voluntário.

* O trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal, mas sim o contato humano, a relação de pessoa, a oportunidade para se fazer novos amigos, portanto é extremamente importante o bom relacionamento com os hóspedes e até mesmo uns com os outros.

* Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todos podem participar e contribuir. O que vale é a motivação solidária, o desejo de ajudar e o prazer de sentir útil, oferecendo o melhor de si.

* O voluntário é uma pessoa solidária, criativa, decidida, tem iniciativa. Porém a contribuição do voluntário deve estar de acordo com as necessidades e procedimentos da instituição.

* Voluntariado está ligado á “comprometimento”: você contribui de acordo com o seu tempo, naquilo que tem maior facilidade de desenvolvimento. Uma pequena ação feita tem muito valor.

O trabalho do voluntariado pode ser feito individualmente, com vizinhos, amigos, estudantes, aposentados, colegas de trabalho, enfim, as pessoas podem ajudar da maneira que se sentirem melhor. Todos podem ser voluntários.

O trabalho voluntário contribui não somente para aqueles que precisam de sua ajuda, mas também a você mesmo. De alguma forma, você também ganha: fisicamente, psicologicamente ou espiritualmente, enriquecendo e enobrecendo o seu próprio espírito. Todas as partes envolvidas tendem a ganhar. Esse trabalho fortalece a solidariedade e a cidadania.

Instituição Assistencial Espírita

Lar Bom Repouso - Site Desenvolvido com WordPress