O PODER DA FÉ E SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSOS DIAS

Ary Brasil Marques
O homem sempre teve na fé a força de sustentação para sua vida. Desde os primeiros tempos, o ser humano buscou acreditar em alguma coisa. No princípio, acreditou em vários deuses, pois sempre teve a ideia inata de que havia algo mais do que a vida terrena, e que a vida não poderia findar no túmulo.
O que é fé? Buscando no dicionário, encontramos a definição de fé como crença, convicção, crédito na existência de um fato.
Fé no entanto, é mais do que isso. A palavra fé deriva do latim fides, que significa fidelidade. Para entendermos a extensão da palavra fidelidade, daremos um exemplo: Há alguns anos, com o progresso tecnológico, surgiu no mercado fonográfico um aparelho de som excelente, que deixou para trás a época nostálgica dos gramofones e das primeiras vitrolas. Esse aparelho, pela excelência de seu som, foi denominado de HiFi, ou seja High Fidelity, que significa Alta Fidelidade. Era um aparelho que reproduzia o som com alta fidelidade, eliminando os ruídos e interferências que haviam até então nos velhos discos. O som era fiel em toda a sua plenitude, garantindo aos ouvintes a sensação de ouvir uma música como se estivesse em frente à orquestra que a tocava. Fidelidade é, pois, isso. Não basta ao homem acreditar em Deus, acreditar em Jesus. É preciso mais, é preciso ter fé, ser fiel a Deus e ao Mestre, prestar-lhes inteira e integral fidelidade.
A fé garante à criatura a fidelidade ao Criador. E garante ainda a certeza de que o homem é centelha divina, filho dileto de Deus e sua emanação. O homem é luz, é parte integrante da Criação, é filho de Deus. Até os motoristas de caminhão já descobriram essa verdade, e temos visto nos para-choques dos veículos a seguinte frase: “Não sou o dono de tudo que existe, mas sou o filho do dono”.
A fé tem um grande poder. Não é só o de acreditar em alguma coisa. Não é apenas capaz de dar ao homem segurança pela certeza da imortalidade. Não apenas acaba com o medo da morte, pois traz a todos a certeza de vida, de um futuro, de que um dia alcançaremos a felicidade que tanto almejamos, mas também e principalmente transforma o ser humano em dínamo poderoso gerador de energias, fiel e mensageiro do Senhor da Vida. Para o homem que tem fé, nada é impossível.
Vejamos o que Jesus nos fala à respeito do poder da fé:
“Quando veio até o povo, um homem se aproximou dele, lançou-se lhe de joelhos aos pés, e lhe disse: Senhor, tem piedade de meu filho, que está lunático e sofre muito, porque ele cai frequentemente na água. Eu o apresentei aos vossos discípulos, mas não puderam curá-lo. E Jesus respondeu, dizendo: Oh raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui essa criança. E Jesus, tendo ameaçado o demônio, ele saiu da criança, que foi curada no mesmo instante. Então os discípulos vieram encontrar Jesus em particular, e lhe disseram: Por que não pudemos nós outros, expulsar esse demônio? Jesus lhes respondeu: É por causa da vossa incredulidade. Porque eu vô-lo digo em verdade: se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daqui para ali, e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. (São Mateus, cap. XVII, v. de 14 a 20)
O ensinamento do Mestre não deixa dúvidas. Fica claro que se tivermos uma pequenina fé, basta que seja tão pequena como um grão de mostarda, e tudo conseguiremos, nada nos será impossível.
Bastaria isso para que o homem encontrasse dentro de si próprio as forças necessárias para vencer todos os obstáculos da vida, superar toda e qualquer dificuldade, alcançar todo o sucesso possível, tanto na vida pessoal como na vida profissional.
Nos dias de hoje, o homem enfrenta uma verdadeira guerra em sua vida. Guerra com um mundo poluído e cheio de iniquidades. Guerra consigo mesmo, pois ainda estamos vivendo a fase de sensações, e a permissividade e licenciosidade existente nos meios de comunicação fazem com que seja muito grande a luta interna de cada um para fazer de sua vida uma vida plena de alegrias e conquistas espirituais. O mundo moderno, de tecnologia super. avançada, ainda é muito pobre em evolução moral e espiritual. É aí que entra a fé, a fidelidade.
Temos que acreditar em Deus. Temos que acreditar em nós mesmos, como centelhas divinas que somos. Temos que não somente acreditar, mas ter fé, ter fidelidade. Precisamos manter a fidelidade a Deus. Afinal, fomos feitos para a luz, para a plenitude, para a alegria, para a felicidade. E tudo isso encontraremos não no materialismo grosseiro, pleno de violência e de sexo do mundo de hoje, mas sem dúvida no cultivo de nossos dons mais perfeitos, dos dons espirituais, da força interior, do exercício da tolerância e da fraternidade, da aplicação da lei do amor.
Somos os construtores de nosso destino, e também auxiliares de Deus na implantação de um mundo novo, onde ao lado do progresso intelectual e tecnológico da humanidade, haverá também o progresso moral, o aperfeiçoamento do ser humano, a busca do que é bom e belo.